Com grande alegria, a Pastoral da Juventude fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012 nas belas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul 2 da CNBB, que é a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ).
Em janeiro de 2012, a juventude reafirma sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Plano de Ação Pastoral da PJ.
Embalados/as pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os/as jovens celebrarão e se animarão para que como seguidores/as do Jovem de Nazaré, vivendo em comunidade, juntos/as possam defender a vida da juventude amando-a sem medida, como o próprio Cristo também amou e ama.
Fiel à sua missão junto à juventude, a PJ assume como iluminação bíblica do 10º ENPJ as palavras que descrevem o amor incondicional de Cristo: Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim! (Jo 13,1)
O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil. Com grande alegria a PJ fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012, nas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul II da CNBB, sendo a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da PJ (ENPJ).
Cerca de 700 jovens irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) e do Plano de Ação Pastoral da PJ. Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os jovens participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo do Jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.
Com expectativa é vivenciaremos este encontro na busca de favorecer um espaço de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem; de aprofundamento das DGAE 2011-2015; de celebração e reflexão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana; é também um momento de assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira, analisando a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais; e por fim celebrando o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.
Os objetivos definidos para a realização do ENPJ são:
OBJETIVO GERAL
Possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira, a partir dos grupos de base, do Plano de Ação da Pastoral da Juventude, para a missão, intervenção social e a construção da Civilização do Amor à luz do seguimento a Jesus de Nazaré, celebrando em sintonia com toda a Igreja, os 50 anos do Concílio Vaticano II.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.Ser um espaço de encontro, de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem;
2.Celebrar e refletir sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana;
3.Assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira;
4.Analisar a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais;
5.Celebrar o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.
TEMÁTICAS
Realidade juvenil e Realidade teológica
Plano Pastoral 2011-2016
Projeto de missão e intervenção pastoral
Projeto de Vida
Políticas Públicas e Direitos para a Juventude
Concílio Vaticano II
Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina
Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens
Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil
AÇÕES E ATIVIDADES
Construção de um grande painel do perfil da juventude brasileira
Oficinas e trabalhos em grupos sobre o plano e projetos da Pastoral da Juventude
Debates sobre realidade juvenil e realidade teológica/eclesial
Missão Jovem
Apresentações culturais dos regionais
Passeio e confraternização
Celebrações, vigílias, deserto, ofícios, leitura orante da bíblia
Marcha da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
JOABES RODRIGUES
FONTE: PJ BRASIL
MISSA ALFA - UMA VEZ POR MÊS
-
Vai-se realizar a MISSA ALFA, uma missa preparada por jovens, especialmente
para jovens.
Em seguimento da celebração da JMJ Lisboa, o grupo de Jovens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário