3 de abril de 2012

SEMANA DA CIDADANIA: PAROQUIA SANTO ANTONIO D EITARANTIM

SEMANA DA CIDADANIA. PARÓQUIA SANTO ANTONIO. DATAS: 12,13 E 14/4/
ORG: PJ.ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE MISSIONÁRIA E VINDE VEDE.
PROG: DIA 12: 19 HORAS ASSISTIR O FILME “O VENENO ESTAR NA MESA” CENTRO PASTORAL.
DIA 13: TORNEIO DE FUTSAL. HORARIO: 17 ATÉ 23 HORAS
DIA 14: EXPLANAÇÃO DA TEMATICA: “JUVENTUDE E SAUDE ALIMENTAR”. “É PRECISO TER CERTEZA DO QUE SE PÕE NA MESA”.(ACOLHIMENTO DE O ASSINATURAS PARA RESTRINGIR PLANTIO DE EUCALIPTO NO MUNICIPIO).
19: HORAS: DINAMICA TEATRAL: VINDE VEDE.
19:30 MIN. ORAÇÃO INICIAL: ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE MISSIONÁRIA.
19:40 MIN. APRESENTAÇÃO DA SEMANA DA CIDADANIA E OBJETIVOS: PASTORAL DA JUVENTUDE.
20: HORAS: ASSESSORIA TEMATICA. MAICON LEOPOLDINO (SEGURANÇA ALIMENTAR BAHIA)
20: 40 MIN. SOCIALIZANDO O TEMA COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR NA BAHIA. 21: 30MIN. ENCERRAMENTO

1 de abril de 2012

ENCONTRO DE DISCUSSÃO DA LEI DE INICIATIVA POPULAR


NO DIA 31 DE MARÇO REALIZAMOS EM ITARANTIM NO CENTRO PASTORAL DOM CELSO JOSÉ O ENCONTRO DE DISCUSSÂO DA PROPOSTA DE LEI DE INICIATIVA POPULAR QUE RESTRINGIRÁ O PLANTIO DE EUCALIPTOS NO MUNICIPIO DE ITARANTIM. O ENCONTRO TEVE UM CARATER DE FORMAÇÂO, COMO IA FUNCIONAR A LEI DE INICIATIVA POPULAR, UMA LEI QUE IRÁ NASCER DA PROPRIA COMUNIDADE ITARANTIENSE, OU SEJA, O POVO. ESSE ENCONTRO FOI ASSESSORADO PELA EQUIPE DO (CEAS) CENTRO DE ESTUDOS E AÇÔES SOCIAIS DE SALVADOR E ORGANIZADO PELO O FORUM SOCIO AMBIENTAL DO SUDOESTE DA BAHIA E PELA A PASTORAL DA JUVENTUDE DA CIDADE DE ITARANTIM. O ENCONTRO COMEÇOU PRATICAMENTE A TARDE COM UMA ENTREVISTA UMA ESPECE DE SABATINAGEM COM OS ASSESSORES DO ENCONTRO, JOACI CUNHA, MAICON LEOPOLDINO E CATARINA. ELES COMEÇARAM EXPLICANDO UM POUCO SOBRE A LIBERAÇÂO DAS TERRAS NA NOSSA REGIÂO PARA O PLANTIO DO EUCALIPTO E QUAIS OS FATORES QUE IRIAM ACARRETAR O NOSSO MEIO AMBIENTE, OS GRANDES RISCOS COM O VENENO QUE A VERACEL APLICA NO EUCALIPTO E AS DEGRADAÇÔES, TRAZENDO A FALTA DE ALIMENTOS, JÁ QUE QUANDO SE PLANTA O EUCALIPTO A TERRA FICA INFERTIL PARA O PLANTIO DE OUTRAS VARIEDAES, COM ISSO ENFRAQUECENDO A NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR, O PEQUENO PROPRIETÁRIO DE TERRA QUE TIRA O SEU SUSTENTO. TAMBEM FIZERAM UMA REFLEXÂO SOBRE OS NOSSO CÓRREGOS QUE SE CASO A VERACEL SE INSTALAR AQUI NO NOSSO MUNICIPIO OS MESMOS IRAM SOFRER IMPACTOS VINDO ATÉ MESMO A ACABAR, JÁ QUE O EUCALIPTO DEPENDE DE MUITA ÁGUA PARA O SEU DESENVOLVER. MAS SÓ LEMBRANDO, ESSE ENCONTRO QUE REALIZAMOS NÃO FOI O PRIMEIRO, ESSAS ATIVIDADES ELAS ESTÂO ACONTECENDO EM VARIOS LUGARES DA NOSSA REGIÂO, COM PESSOAS ENGAJADAS, MOVIMENTOS SOCIAIS ENGAJADOS. ENTÂO, NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2011 DAMOS O PRIMEIRO PASSO QUE FOI REALIZAR AQUI EM ITARANTIM UM SEMINÁRIO DE DISCUSSÂO SOBRE O PROJETO VERACEL 2 E EM MAIQUINIQUE NO DIA 26. NESSES SEMINÁRIOS TIVERAM A ASSESSORIA DOS CEAS, CPT E CEPEDES. EXISTE UMA MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS ESPECIALISTA NESSA LUTA, E ESSES SEMINÁRIOS DERAM O PONTA PÉ PARA A DISCUSSÂO, CHAMAR A POPULAÇÃO AO DEBATE, CHAMAR A CÂMARA DE VEREADORES, ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, IGREJAS E VÁRIOS MOVIMENTOS ORGANIZADOS. O ENCONTRO QUE REALIZAMOS AGORA JÁ FOI UMA PROPOSTA DO SEMINÁRIO, CHAMAR A POPULAÇÃO A FORMULAR UMA LEI DE INICIATIVA POPULAR AMBIENTAL, PORQUE A VERACEL DEPENDE DA LEI MUNICIPAL, ENTÃO, A LEI ESSA QUE ESTAMOS PROPONDO É UMA LEI DE INICIATIVA NOSSA QUE VAI NASCER DO POVO E IREMOS LEVAR AOS NOSSOS VEREADORES. COM ISSO MONTAMOS UMA COMISSÃO COM 16 PESSOAS PARA ESTAR ARTICULANDO NOS SEUS RESPECTIVOS MOVIMENTOS ONDE MILITAM PARA O ACOLHIMENTO DAS ASSINATURAS, COM ESSA COMISSÃO VAMOS MAPEAR ALGUNS PONTOS ESTRATÉGICOS DE MOBILIZAÇÃO NA NOSSA CIDADE, CONTANDO COM O APOIO DAS IGREJAS, MEIOS DE COMUNICAÇÕES, COMO BLOGS E AS DUAS RÁDIOS DA CIDADE. SAIMOS FELIZ DO ENCONTRO, DAS DELIBERAÇÕES TIRADAS, A MAIS IMPORTANTE A COMISSÃO QUE IRÁ TRABALHAR NESSA MOBILIZAÇÃO. AGORA MÃOS A OBRA QUE O TRABALHO APENAS COMEÇA.
“PATRIA LIVRE, VECEREMOS”
JOABES RODRIGUES
PASTORAL DA JUVENTUDE

29 de fevereiro de 2012

SEMANA DA CIDADANIA 2012

A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).


Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.





O referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida.


Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.


Segue o link para download do cartaz em alta resolução: http://www.pj.org.br/documentos/Cartaz_CMYK_V1_horizontal_copia.pdf


Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.


Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Rural
Anchietanum - Centro de Juventude
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude


1 de janeiro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE: ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ.

Com grande alegria, a Pastoral da Juventude fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012 nas belas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul 2 da CNBB, que é a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ).
Em janeiro de 2012, a juventude reafirma sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Plano de Ação Pastoral da PJ.
Embalados/as pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os/as jovens celebrarão e se animarão para que como seguidores/as do Jovem de Nazaré, vivendo em comunidade, juntos/as possam defender a vida da juventude amando-a sem medida, como o próprio Cristo também amou e ama.
Fiel à sua missão junto à juventude, a PJ assume como iluminação bíblica do 10º ENPJ as palavras que descrevem o amor incondicional de Cristo: Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim! (Jo 13,1)

O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil. Com grande alegria a PJ fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012, nas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul II da CNBB, sendo a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da PJ (ENPJ).

Cerca de 700 jovens irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) e do Plano de Ação Pastoral da PJ. Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os jovens participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo do Jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.

Com expectativa é vivenciaremos este encontro na busca de favorecer um espaço de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem; de aprofundamento das DGAE 2011-2015; de celebração e reflexão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana; é também um momento de assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira, analisando a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais; e por fim celebrando o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.

Os objetivos definidos para a realização do ENPJ são:

OBJETIVO GERAL
Possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira, a partir dos grupos de base, do Plano de Ação da Pastoral da Juventude, para a missão, intervenção social e a construção da Civilização do Amor à luz do seguimento a Jesus de Nazaré, celebrando em sintonia com toda a Igreja, os 50 anos do Concílio Vaticano II.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Ser um espaço de encontro, de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem;
2.Celebrar e refletir sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana;
3.Assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira;
4.Analisar a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais;
5.Celebrar o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.

TEMÁTICAS

Realidade juvenil e Realidade teológica
Plano Pastoral 2011-2016
Projeto de missão e intervenção pastoral
Projeto de Vida
Políticas Públicas e Direitos para a Juventude
Concílio Vaticano II
Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina
Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens
Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil

AÇÕES E ATIVIDADES

Construção de um grande painel do perfil da juventude brasileira
Oficinas e trabalhos em grupos sobre o plano e projetos da Pastoral da Juventude
Debates sobre realidade juvenil e realidade teológica/eclesial
Missão Jovem
Apresentações culturais dos regionais
Passeio e confraternização
Celebrações, vigílias, deserto, ofícios, leitura orante da bíblia
Marcha da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
JOABES RODRIGUES
FONTE: PJ BRASIL