30 de janeiro de 2009

Dom Helder recebe homenagens pelo centenário de nascimento


No próximo dia 7 de fevereiro de 2009, será comemorado o centenário de nascimento de Dom Helder Camara. O arcebispo emérito de Recife e Olinda é homenageado no Brasil e no mundo não só pelas obras no campo religioso, mas por ter sido um homem que lutou pela paz e pela justiça, sem deixar de lado as pessoas mais pobres.

Para comemorar e relembrar as obras que realizou, uma série de eventos acontece até o final deste ano. Segundo o pároco da Igreja Matriz de São José em Recife, padre José Augusto Esteves, as comemorações não serão realizadas somente nas datas referentes ao nascimento, a ordenação e ao falecimento do Dom, pois continuarão em outras ocasiões, seguindo até dezembro deste ano. As homenagens são para registrar "a importância dele e para que as novas gerações conheçam Dom Helder", explica.
Como atividade integrante da programação, no dia 19 de janeiro, o Rotary Clube de Casa Forte, em Recife, homenageou Dom Helder através de uma palestra com padre José Augusto. O padre conviveu com o arcebispo desde 1964, ano em que Dom Helder foi morar em Recife, até 1999, quando faleceu.
De acordo com José Augusto, Dom Helder tem uma vasta trajetória de vida e é muito difícil de ser contada em pouco tempo devido à importância e à quantidade de obras realizadas. "Dom Helder era um bispo da Igreja Católica que anunciava o reino, através do Evangelho, e denunciava os erros de estrutura", afirma. Segundo o padre, Dom Helder via a Igreja como pobre e servidora e, caso encontrasse erros de estrutura na própria Igreja, denunciava-as.
Para o padre José Augusto, Dom Helder foi um grande pregador: "Uma frase que ele sempre dizia era: ‘Quem acha que não precisa de conversão é porque não se conhece’", recorda. Além de grande religioso, o padre acrescenta que Dom Helder realizou trabalhos em outras áreas e que eles também devem ser lembrados.
O arcebispo, conhecido mundialmente pelas obras com os pobres e pelas lutas a favor da paz, ainda escreveu 23 livros e mais de 7.500 meditações. Dom Helder fundou a Cruzada São Sebastião com o objetivo de ajudar as famílias pobres do Rio de Janeiro e lutou contra a ditadura militar brasileira, denunciando as torturas e as misérias que o País enfrentava no período. Além disso, ainda foi o principal articulador para a fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuando como secretário geral durante 12 anos.
As matérias do projeto "Ações pela Vida" são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.

Nenhum comentário: